É tempo de encher a casa de chocolate e reunir a família em volta da mesa para um almoço gostoso, com receitas especiais. De enfeitar a casa para esperar o coelhinho e bolar brincadeiras para as crianças. Está sem criatividade? Nada tema.

Curtir o feriado mais doce do ano é uma delícia, mas a preparação até a comilança e a reunião com a família pode dar um trabalhão para quem não se planejou com antecedência.

Por isso, para dar uma mão aos atrasados ou aos desprovidos de criatividade, reunimos 14 ideias de receitas, lugares para encontrar ovos deliciosos e programas para o feriadão. Boa Páscoa!

Para enfeitar a mesa

Já pensou em colocar a mão na massa? Os projetos do tipo “faça você mesmo” podem ser não apenas uma forma mais rápida e econômica de esperar a data, como uma boa forma de juntar os pequenos na farra para fazer “arte”. Reunimos aqui várias ideias práticas de decoração.

Para a criançada

iStockEnquanto o almoço não sai, que tal uma atividade para distrair a criançada? Troque tablets e desenhos animados pelas clássicas brincadeiras de Páscoa da infância: decoração de ovos com tinta, caça ao chocolate e corrida do ovo na colher. Publicamos uma lista de ideias divertidas.

Para o prato principal

Por que não porco?
O prato não é comum nos almoços de Páscoa, mas pode ser uma boa pedida para impressionar a família e abrir os trabalhos para o chocolate. A receita, de origem portuguesa, leva carne de porco cortada em cubos, vinho branco e folhas de louro e está detalhada passo a passo aqui.

Reprodução

Arroz com bacalhau
A receita pode ser para a sexta-feira da Paixão ou domingo e até uma forma de aproveitar o que sobrar do prato de qualquer um desses dias. Leva lascas de bacalhau, arroz parboilizado e batata palha. Prático e sem erro. O passo-a-passo está aqui.

Reprodução
Saia para comer
Se encarar a cozinha não for uma opção, não tem problema. Ótimos restaurantes da cidade prepararam um menu especial para a data com pratos como risoto de lagosta e bacalhau com crosta de pistache. De sobremesa, claro: ovo recheado com muito chocolate. Confira as opções.

A hora do chocolate

Gostosura de brownie
A Brauny’s, casa especializada no bolinho mais amado do mundo, lançou para a Páscoa uma receita especial de ovo recheado. O “casquito”, como foi batizado, tem 285g e traz uma novidade: a casca, em vez de chocolate é feita de brownie. O recheio traz brigadeiro de leite em pó, ganache trufado e split de chocolate belga. Mais detalhes de onde encontrar a delícia aqui.

Divulgação
Ovo grifado
Não que um chocolate precise de assinatura para ser delicioso, mas nada mal ganhar de presente uma lembrancinha embrulhada em caixa refinada. Moda e Páscoa se misturam em lançamentos da Le Lis Blanc, Água de Coco e Pandora. Mais detalhes aqui.

Divulgação
Delícia vegana
Nem só de alface se faz a alimentação vegana. Além das deliciosas coxinhas de jaca e brigadeiros sem ingredientes de origem animal, a chef Renata Dias preparou um cardápio especial de ovos “do bem” para a data.

Os sabores são pistache, paçoquinha, trufa, prestígio, nozes, sensação e Ferrero Rocher, em tamanhos de 250g ou 500g. Há também outras opções de sobremesa. Detalhes sobre encomendas aqui.

Divulgação


Muito além do chocolate
Os ovos da vez trazem misturas com doce de leite, brownie, bolo de cenoura, bolo de chocolate e outras gostosuras mais. Para variar o cardápio e misturar várias sobremesas em uma mordida, leia mais aqui.

Divulgação

Sem lactose, com muito sabor
E se você pudesse comer um ovo delicioso de pipoca caramelizada, tiramissu ou profiterolis e nada disso contivesse lactose, glúten ou açúcar refinado?

Parece bom demais para ser verdade, mas é. As receitas são da chef Inaiá Sant’Ana, da Quitutices, confeitaria especializada em doces para dietas com restrição. O sabor, no entanto, está mais do que liberado. Cardápio e mais sobre onde encontrar aqui.

Divulgação

Páscoa sem jaca
Se a ideia é manter — na medida do possível — a dieta dentro da linha, tem também receita de ovo mais leve para matar a vontade na data. O doce é feito com chocolate amargo, cacau em pó 100%, açúcar demerara e creme de ricota light. Detalhada aqui.

iStock

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here