Todas as crianças já ouviram, em algum momento, que é feio tirar meleca do nariz. Pior ainda é comê-la depois. Mas segundo pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos, talvez seja hora de mudar o conselho. Ingerir meleca seria interessante para manter o corpo alerta para bactérias e infecções.

Segundo o professor de bioquímica Scott Napper, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, a natureza nos força a fazer várias coisas diferentes para o nosso próprio bem. “Nós evoluímos em situações de muita sujeira, e talvez esse desejo de manter nossa fauna e flora estéril não esteja trabalhando ao nosso lado”, explica o pesquisador.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, sugere que o muco pode ajudar a prevenir infecções, uma vez que força o corpo a lutar sempre contra bactérias ruins e o deixa pronto para combater qualquer doença. Os pesquisadores acreditam ainda que um muco sintético, feito em laboratório, que funcionasse como uma pasta de dente, por exemplo, poderia diminuir o número de cáries.  

COMPARTILHAR