Fale Conosco

álbum

César Menotti & Fabiano mantém estilo universitário mateiro em novo CD

Postado

César Menotti & Fabiano começou a carreira cantando em bares de Belo Horizonte frequentados por universitários da região. Apesar disso, é um equívoco reduzir o estilo dos cantores ao público que os acompanha desde o início. No novo álbum, Não Importa o Lugar, lançado em todas as plataformas no último dia 3 de março, é possível perceber com exatidão os momentos em que os artistas mesclam a modernidade do ritmo contemporâneo às influências da raiz do sertanejo.

Já na primeira canção do disco, Apaga a Lua, em vez de misturar funk e arrocha – como na maioria das baladas sertanejas atuais –, os mineiros apresentam à nova geração o refrão de César Augusto, um dos principais compositores do segmento desde a década de 1980. O eterno verso “meu amor, me espere, vou logo chegar”, regravado pela primeira vez ,em 1997, por Zezé di Camargo & Luciano e, mais recentemente, por João Bosco & Vinícius e Zé Neto & Frederico, ganha adaptação com letra inédita.

As canções do disco ganharam vídeos gravados em estúdio, com exceção da primorosa Disco Arranhado. O casal de namorados formado pelo ator Lucas Veloso e pela bailarina Nathalia Melo estrela o clipe, visualizado mais de 400 mil vezes no YouTube. Eles se conheceram no quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão.

Entre as 16 faixas inéditas de Não Importa o Lugar, baladas românticas como Se Os Anjos Dormirem e Pergunta Sem Resposta contrapõem bem com a energia two-step que predomina no disco, a exemplo de Palmas, Em Respeito a Ela e Dá Medo.

Deslize
Os irmãos ganharam repercussão nacional em 2005, com o DVD Palavras de Amor, gravado ao vivo em BH, pela Universal Music. Não Importa o Lugar, com selo da Som Livre, repete alguns temas bem-sucedidos do CD de estreia. Em Cesarmenottiando, por exemplo, é difícil não comparar o verso “meu coração eu tô leiloando” ao refrão da conhecida Leilão.

À primeira vista, o que parece ser uma composição pouco criativa da dupla, na verdade, é assinada por outros quatro autores: Elcio di Carvalho, Junior Gomes, Junior Pepato e Vine Show. Aliás, Não Importa o Lugar é feito por várias mãos. Desde o repertório selecionado, com compositores variados, à produção musical, que reuniu a expertise de César Menotti, Fabiano, Marcos Roberto, Bruno Perdigão e Ricardinho Gaiteiro.

Se ignorarmos o deslize em Cesarmenottiando, de propor uma inédita tão semelhante a um sucesso antigo, no geral o disco traz ótimos momentos. Talvez Eu Te Esqueça, Só Dava Eu, O Que é Que Tem e a faixa que dá nome ao álbum reforçam a essência da dupla, a primeira a popularizar e a renovar o séquito de amantes da música caipira.

Avaliação: Bom

Confira o álbum completo:

Puplicidade