Fale Conosco

álbum

Crítica: Victor & Leo se reinventa no sertanejo e cria ritmo próprio

Postado

Divulgação

Apesar de estarem sob os holofotes há dez anos, a estrada de Victor & Leo é ainda mais longa. São 25 anos de carreira, sendo os 15 primeiros tocando nos bares de Minas Gerais. Talvez por ter a sonoridade forjada na diversidade de repertório que a noite exige dos músicos, o som dos irmãos se distancie tanto da mesmice do gênero. No sétimo álbum de estúdio, Na Luz do Som, a dupla mais uma vez surpreende com melodias refinadas e as composições impecáveis de Victor Chaves.

Na Luz do Som é o primeiro disco de inéditas desde o CD e DVD ao vivo, Irmãos (2015). Senhorita, a primeira canção a chegar as rádios vem com linear batidas eletrônicas. Mesmo se autointitulando “uma dupla folk brasileira, com um estilo que mescla música sertaneja de raíz, pop e rock”, as 12 faixas, todas de autoria de Victor, mostram outras referências.

É impossível escutar Louco Por Você, por exemplo, e não pensar estar diante de um CD de blues. Em Gênesis, os acordes virtuosos de Victor e o timbre inconfundível de Leo transportam os fãs do segmento ao sertão metalizado, estilo que os tornou reconhecidos nacionalmente.

O mercado fonográfico, em especial o sertanejo, requer reinvenção constante de seus artistas. Victor & Leo parece saber bem disso, e a cada disco fica evidente o esmero em apresentar ao público novos elementos, produção e arranjos diferentes. Prova disso é o “R&B moderno” – uma mistura de música eletrônica, folk e balada romântica–, característico dos cantores .

Mas há também o cuidado de não se afastarem demais da música raiz, como em Das Mãos de Deus, In Love e  Valsa do Vento, única canção em que Leo divide a composição com o irmão. Assim como outros nomes fortes do sertanejo como Chitãozinho & Xororó ou Zezé di Camargo & Luciano, Victor & Leo é uma das poucas duplas que não se renderam ao “sucesso” convidativo do ritmo universitário. Mantêm-se fiéis a verdade do som que gostam de fazer. Sorte dos amantes da boa música, que podem apreciar projetos cada vez mais maduros e irretocáveis.

Lançado em janeiro deste ano, o vídeo clipe oficial de Na Luz do Som, música que dá nome ao álbum, ultrapassa os 4 milhões de visualizações no Youtube. No Deezer, a faixa já foi ouvida mais de 43 milhões de vezes.

Avaliação: Excelente

 

Puplicidade